Brasil volta ter um corredor titular na Fórmula 1 : Veja quem foram os 10 pilotos brasileiros dos últimos anos.

De Nasr a Bortoleto: A trajetória dos pilotos brasileiros na Fórmula 1 e o retorno do Brasil ao grid depois de muitos.

O retorno de um brasileiro à Fórmula 1 como piloto titular é motivo de comemoração. Após um longo período de espera, o jovem Gabriel Bortoleto finalmente garantiu seu lugar na principal categoria do automobilismo mundial.

A estreia está marcada para 2025, quando ele competirá pela Sauber, equipe que já foi casa de outros pilotos brasileiros, como Felipe Nasr. Essa vaga encerra um jejum de sete anos, período em que o Brasil esteve ausente no grid de pilotos titulares.

A volta de um sonho interrompido

Desde 2017, o Brasil não via um representante na Fórmula 1 como titular. Felipe Massa, que se despediu da categoria naquele ano, foi o último brasileiro a ocupar esse posto.

 A ausência de pilotos nacionais no esporte gerou um vácuo, deixando os fãs do Brasil ansiosos por novas gerações que pudessem retomar o protagonismo nas pistas. Com Bortoleto, esse ciclo parece finalmente se fechar, trazendo uma nova esperança para a F1.

Gabriel Bortoleto não chega a Fórmula 1 por acaso. O jovem piloto, que se consagrou campeão da Fórmula 3 em 2023, está atualmente liderando a Fórmula 2, o que coloca suas chances em 2025 em um patamar elevado. A Sauber, que será sua nova casa, é uma equipe histórica, mas que vem enfrentando desafios financeiros e técnicos nos últimos anos. Veja lista dos pilotos brasileiros que foram titulares na F1 nos anos anteriores.

1. Gabriel Bortoleto (2025)

A mais nova adição ao grid da Fórmula 1, Gabriel Bortoleto vem com grande expectativa para 2025, quando estreará pela Sauber. O piloto, que se destacou nas categorias de base, foi campeão da Fórmula 3 em 2023 e atualmente lidera a Fórmula 2.

Sua trajetória tem sido marcada por consistência e competitividade, o que coloca o Brasil de volta à principal categoria do automobilismo após sete anos sem um representante titular.

A estreia de Bortoleto na F1 é vista como uma grande oportunidade para o Brasil reviver seu prestígio na categoria, e o jovem piloto entra com uma grande bagagem de experiência em competições de alto nível.

Gabriel Bortoleto.

2. Felipe Nasr (2015-2016)

Felipe Nasr foi o último brasileiro a competir na Fórmula 1 antes de Bortoleto, e sua carreira teve altos e baixos. Ele estreou pela Sauber em 2015 e continuou na equipe até 2016. Durante sua passagem, Nasr enfrentou uma situação difícil, com a Sauber passando por uma grave crise financeira.

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Mesmo assim, Nasr conseguiu resultados notáveis, incluindo a conquista de pontos importantes no GP do Brasil de 2016, o que ajudou a equipe a terminar o campeonato à frente da Manor no Mundial de Construtores.

Felipe Nasr.

3. Lucas Di Grassi (2011)

Lucas Di Grassi teve sua chance na Fórmula 1 em 2011, quando competiu pela Virgin Racing. Embora a equipe não tivesse um carro competitivo, Di Grassi aproveitou a oportunidade para aprender e ganhar experiência.

Sua temporada foi marcada pela dificuldade em disputar pontos, mas ele terminou a temporada com seu melhor resultado, o 14º lugar no GP da Malásia. Apesar de sua passagem sem grandes conquistas na F1, Di Grassi continuou a brilhar em outras categorias, como a Fórmula E, onde se tornou um nome conhecido.

Lucas Di Grassi

4. Bruno Senna (2010-2012)

Bruno Senna, sobrinho do icônico Ayrton Senna, teve uma passagem breve, mas cheia de aprendizados pela Fórmula 1. Estreou em 2010 pela equipe HRT, e, no ano seguinte, migrou para a Lotus. Senna conquistou seus primeiros pontos com a Lotus, e em 2012 teve uma temporada mais estável, com bons desempenhos, incluindo o sexto lugar no GP da Malásia.

Sua carreira na F1 também incluiu uma breve passagem pela Williams, mas a falta de consistência nas equipes dificultou seu objetivo de se firmar na categoria. Ao todo, Bruno fez 46 largadas e é lembrado pela sua dedicação e perseverança em um ambiente muito competitivo.

 Bruno Senna.

5. Nelsinho Piquet (2008)

Nelsinho Piquet, filho do tricampeão Nelson Piquet, teve uma carreira controversa na F1. Em sua estreia em 2008 pela Renault, teve momentos positivos, como o segundo lugar no GP da Alemanha, mas sua temporada foi marcada por altos e baixos.

O ponto mais negativo de sua carreira foi o escândalo do “Crashgate“, quando a Renault foi acusada de manipular uma corrida para beneficiar Fernando Alonso. Nelsinho foi demitido após o escândalo e deixou a categoria de forma conturbada.

Nelsinho Piquet

6. Antônio Pizzonia (2003)

Antônio Pizzonia foi mais um piloto brasileiro a ter uma chance na Fórmula 1, estreando pela Jaguar em 2003. Sua temporada foi desafiadora, já que ele não conseguiu competir de igual para igual com seu companheiro de equipe, Mark Webber.

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Ao longo de 11 corridas como titular, Pizzonia não obteve grandes resultados, mas teve algumas oportunidades de brilhar quando substituiu pilotos lesionados, como Ralf Schumacher e Nick Heidfeld, pela Williams.

Antônio Pizzonia.

7. Cristiano da Matta (2003-2004)

Cristiano da Matta, campeão da CART em 2002, fez sua estreia na Fórmula 1 pela Toyota em 2003. Apesar de ter um ótimo currículo nas categorias americanas, ele enfrentou dificuldades com um carro pouco competitivo e marcou pontos em quatro ocasiões durante sua primeira temporada.

Em 2004, os problemas com o desempenho do carro aumentaram, e Da Matta foi demitido no meio do ano. Ele nunca mais retornou à F1, mas sua carreira nas pistas de outros campeonatos continuou a ser respeitada.

Cristiano da Matta.

8. Felipe Massa (2002-2017)

Felipe Massa é, sem dúvida, o brasileiro mais bem-sucedido da era moderna da F1. Sua estreia ocorreu em 2002 pela Sauber, e rapidamente ele se estabeleceu como um dos principais nomes do automobilismo brasileiro.

Com uma carreira que incluiu passagens de destaque pela Ferrari, Massa conquistou 11 vitórias, 41 pódios e foi vice-campeão mundial em 2008, em uma das temporadas mais emocionantes da história da F1. Sua carreira também passou pela Williams, onde continuou a competir até 2017.

Felipe Massa.

9. Enrique Bernoldi (2001-2002)

Enrique Bernoldi teve uma passagem curta pela Fórmula 1, competindo pela Arrows em 2001 e 2002. Sua estreia foi cheia de expectativas, mas as dificuldades financeiras da Arrows limitaram suas chances de mostrar seu verdadeiro talento.

Embora tenha feito algumas boas corridas, ele não conseguiu pontuar. Sua trajetória na F1 foi marcada por uma equipe em crise, e a Arrows faliu antes de completar a temporada de 2002.

Enrique Bernoldi.

10. Luciano Burti (2001)

Luciano Burti teve uma carreira rápida na Fórmula 1. Em 2001, após substituir Eddie Irvine na Jaguar, Burti teve uma estreia curta, com apenas quatro corridas pela equipe, antes de ser transferido para a Prost.

Sua passagem pela F1 ficou marcada por um grave acidente no GP da Bélgica, o que fez com que ele decidisse se afastar das corridas. Apesar de sua curta carreira, Burti foi um nome importante na F1 durante os anos 2000, tendo sido piloto de testes da Ferrari após sua saída das competições.

Luciano Burti.