Federação Bahiana de Futebol corrigiu erro e substituiu árbitro morto na escalação do torneio
Pense num absurdo: na Bahia tem precedentes! E por essa ninguém esperava: um árbitro que morreu há mais de um ano foi erroneamente escalado como assistente de arbitragem em uma partida da primeira rodada do Intermunicipal Ednaldo Rodrigues 2024, torneio amador organizado pela Federação Bahiana de Futebol. Esta competição tradicional na Bahia já revelou jogadores como Edílson Capetinha, Júnior Baiano, Liedson e Aldair.
Erro na escalação de arbitragem
A primeira versão da escala de arbitragem, divulgada e assinada pela Comissão Estadual de Árbitros de Futebol, incluía o nome de Celijunior Gomes Souza, morto em fevereiro do ano passado aos 44 anos. Celijunior, que também era auxiliar de instrução de tiro, chegou a ser homenageado pela Prefeitura de Brumado e pelo Tiro de Guerra, tendo ainda a inauguração de um pátio em sua memória. Uma morte bastante pública, por assim dizer.
Assim que foi descoberto o erro, a Comissão Estadual de Árbitros de Futebol corrigiu a escala e substituiu Celijunior por Rogério Ferreira Rocha. A partida entre as seleções de Vitória da Conquista e Ibiracaí está marcada para o próximo domingo (21), às 15h.
Federação Bahiana de Futebol não se pronuncia
A Federação Bahiana de Futebol reconheceu a falha na escalação, mas afirmou que não se pronunciará oficialmente sobre o ocorrido, conforme relatado pelos meios de comunicação locais. No entanto, a gafe não passou despercebida, gerando grande repercussão na comunidade, além das redes sociais.
O Campeonato Baiano de Futebol Intermunicipal, que começa neste fim de semana e vai até 24 de novembro, é uma competição tão tradicional que ganhou destaque no site oficial da CBF, sendo chamada de “Copa do Mundo do futebol baiano”.
Expectativas para o baba intermunicipal
A CBF afirma que a expectativa é de estádios cheios, geração de empregos diretos e indiretos, e a revelação de novos talentos. A maior competição de futebol não profissional do Estado da Bahia tem um histórico significativo na descoberta de jogadores. Este ano, 60 equipes formadas por seleções municipais participarão da competição. Na última edição, a seleção de Itamaraju sagrou-se campeã ao vencer Porto Seguro na final.
A partida entre Vitória da Conquista e Ibiracaí, agora com a arbitragem corrigida, marca o início de mais uma edição do torneio, que promete continuar sendo um celeiro de talentos para o futebol baiano e brasileiro.
Fique de olho nas novidades do Campeonato Baiano Intermunicipal no X:
Tweets by intermunicipalb