Prefeita de Paris mergulha no Sena para provar qualidade da água antes das Olimpíadas

Deu nojo! Mas convenhamos, tem coisas que só os franceses poderiam nos proporcionar: foi o caso de ontem, quando a prefeita de Paris entrou nas águas do Sena pra provar que já dá pé fazer as provas olímpicas lá.

Prefeita de Paris acena antes de merglhar no Sena

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, acompanhada pelo presidente do comitê organizador dos Jogos Olímpicos, Tony Estanguet, e pelo prefeito da região de Île-de-France, Marc Guillaume, mergulhou no rio Sena nesta quarta-feira (17). O ato simbólico, realizado a apenas nove dias da cerimônia de abertura de Paris 2024, visou demonstrar a melhoria na qualidade da água do rio, essencial para sediar competições aquáticas como o triatlo, a natação em águas abertas e o paratriatlo.

Própria ou imprópria?

Embora a qualidade bacteriológica do Sena tenha melhorado consideravelmente, ainda há incertezas sobre a realização das provas programadas no rio. Para garantir a viabilidade dessas competições, as autoridades francesas investiram cerca de 1,4 bilhão de dólares (7,63 bilhões de reais) na descontaminação do Sena. O banho no rio estava proibido desde 1923 devido à poluição e à intensa navegação fluvial.

O mergulho da prefeita

O mergulho de Hidalgo nas águas verdes e opacas do Sena, próximo à sede da prefeitura de Paris, atraiu centenas de espectadores na ponte Sully. Embora possa parecer um evento anedótico para alguns, ele tem grande importância para os organizadores dos Jogos, que transformaram a descontaminação do rio em um dos pilares de sua candidatura. Este esforço não apenas visa os Jogos Olímpicos, mas também representa um importante avanço ecológico para a cidade. O trecho do rio no centro de Paris será o cenário inédito da cerimônia de abertura dos Jogos de 2024, com um desfile fluvial das delegações participantes, marcado para 26 de julho.

LEIA  Tatiana Weston-Webb conquista prata inédita no surfe feminino nas Olimpíadas de Paris 

Vamos que vamos

A melhoria na qualidade da água foi alcançada apesar das condições climáticas adversas na primavera e no início do verão, que inicialmente causaram resultados negativos nos testes de qualidade. Recentemente, as autoridades confirmaram que os parâmetros estão dentro dos limites autorizados para a competição, permitindo a continuidade dos preparativos para as Olimpíadas e reafirmando o compromisso de Paris com a sustentabilidade e a inovação ecológica.

Acompanhe as notícias das Olímpiadas no X: