Disputa acirrada leva 15 capitais ao segundo turno nas eleições municipais

Com nenhum candidato atingindo maioria absoluta, eleitores de 15 capitais e outras 36 cidades irão às urnas novamente em 27 de outubro.

Eleições 2024 - Eleitores de 15 capitais e outras 36 cidades voltarão às urnas no segundo turno das eleições municipais de 2024 no próximo dia 27 de outubro.

As eleições municipais de 2024 avançam para o segundo turno em 51 cidades brasileiras, incluindo 15 capitais. No próximo dia 27 de outubro, eleitores de todo o país votarão novamente para definir quem serão os prefeitos desses municípios.

Entre as capitais que terão segundo turno está São Paulo, onde a disputa será acirrada entre Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito, e Guilherme Boulos (PSOL). Ambos tiveram uma pequena diferença de votos no primeiro turno, tornando a nova rodada decisiva para ambos os candidatos.

Capitais em disputa

Além de São Paulo, outras capitais importantes como Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza e Manaus também decidirão seus novos prefeitos no segundo turno. Nenhuma dessas cidades viu um candidato conquistar a maioria absoluta dos votos válidos, o que desencadeou essa nova fase de votação.

Em Curitiba, por exemplo, Eduardo Pimentel (PSD) enfrentará Cristina Graeml (PMB), após obterem 33,51% e 31,17% dos votos, respectivamente. Já em Belo Horizonte, a disputa será entre Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD), prometendo um embate decisivo para a capital mineira.

Veja a lista completa dos candidatos concorrendo o 2º turno de capitais na tabela abaixo:

CapitaisCandidatos
São Paulo (SP)Ricardo Nunes (MDB) x Guilherme Boulos (PSOL)
Curitiba (PR)Eduardo Pimentel (PSD) x Cristina Graeml (PMB)
Belo Horizonte (MG)Bruno Engler (PL) x Fuad Noman (PSD)
Fortaleza (CE)André Fernandes (PL) x Evandro Leitão (PT)
Manaus (AM)David Almeida (Avante) x Alberto Neto (PL)
Aracaju (SE)Emília Corrêa (PL) x Luiz Roberto (PDT)
Palmas (TO)Janad Valcari (PL) x Eduardo Siqueira Campos (Podemos)
Porto Alegre (RS)Sebastião Melo (MDB) x Maria do Rosário (PT)
Goiânia (GO)Fred Rodrigues (PL) x Sandro Mabel (União Brasil)
Natal (RN)Paulinho Freire (União) x Natália Bonavides (PT)
João Pessoa (PB)Cícero Lucena (PP) x Marcelo Queiroga (PL)
Cuiabá (MT)Abilio Brunini (PL) x Lúdio Cabral (PT)
Porto Velho (RO)Mariana Carvalho (União Brasil) x Léo Moraes (Podemos)
Campo Grande (MS)Adriane Lopes (PP) x Rose Modesto (União)
Belém (PA)Igor Normando (MDB) x Éder Mauro (PL)

Regras do segundo turno

O segundo turno ocorre em cidades com mais de 200 mil eleitores quando nenhum candidato consegue mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno. Nessa etapa, os dois candidatos mais votados voltam a se enfrentar, e quem obtiver mais votos será o novo prefeito.

LEIA  A pirâmide da renda no Brasil: Entenda o que significa ser rico no Brasil hoje

Cidades menores, com menos de 200 mil eleitores, já definiram seus prefeitos no primeiro turno, em votação de turno único. Agora, o foco está nas campanhas para conquistar eleitores indecisos e mobilizar aqueles que se abstiveram na primeira rodada de votação.

A expectativa é que, no dia 27 de outubro, os eleitores escolham seus prefeitos e encerrem o ciclo eleitoral de 2024, que já se mostra um dos mais disputados dos últimos anos.

Veja mais sobre o assunto o YouTube: