A história de Shigeru Miyamoto: O gênio por trás de Mario e Zelda

Muita além de Mario e Zelda! Conheça o legado de Shigeru Miyamoto, que transformou a indústria de videogames

Shigeru Miyamoto, criador de personagens icônicos como Mario, Zelda e Donkey Kong, tem mais perguntas do que respostas sobre suas criações.

“Como é possível que um japonês consiga criar um personagem global? Isso é algo em que eu penso”, disse ele, durante uma entrevista no Museu da Nintendo em Kyoto.

Quem é Shigeru Miyamoto, funcionário da Nintendo

Miyamoto, um homem de 72 anos, é o único funcionário da Nintendo a receber destaque no museu. O local, que celebra os 135 anos da empresa, expõe produtos e personagens criados por Miyamoto, um designer industrial que ingressou na empresa em 1977, revolucionando a indústria de games.

Em 1977, a Nintendo estava começando a ganhar notoriedade no mercado de jogos eletrônicos. No mesmo ano, a empresa lançou os consoles Color TV-Game, com uma seleção inicial de jogos simples, como Pong. O primeiro projeto de Miyamoto foi no Color TV-Game Racing 112, com uma proposta de jogos de corrida.

Miyamoto sempre sonhou em ser um artista de mangá, mas a indústria de videogames lhe ofereceu uma nova forma de expressar suas ideias. Ele encontrou uma plataforma para criar personagens e, desde então, tem se dedicado a isso.

Mario Bross

A criação de Donkey Kong e Mario

O jogo Donkey Kong, lançado em 1981, foi o marco de sua carreira. Criado para fliperamas, ele foi inspirado no filme King Kong, com um macaco sequestrando a namorada de um carpinteiro. O protagonista, inicialmente chamado de Jumpman, acabou ganhando o nome de Mario, inspirado no dono do galpão da Nintendo nos Estados Unidos.

LEIA  Castlevania Anniversary Collection está gratuita na Epic Games: aproveite até 21 de novembro

Com o sucesso de Donkey Kong, em 1983, Mario ganhou seu primeiro jogo com seu nome, Mario Bros. O título foi ambientado em um subterrâneo, com o personagem agora trabalhando como encanador. Essa mudança foi decisiva para solidificar a identidade de Mario.

Super Mario Bros., lançado em 1987, foi o título que definiu a popularização do gênero plataforma. A ideia era criar um personagem com o qual qualquer pessoa pudesse se identificar. Miyamoto queria que Mario fosse um herói popular, sem poderes especiais, mas com habilidades simples como correr, agachar e saltar.

O legado de Miyamoto e Mario

Apesar de criar diversos personagens, o legado de Miyamoto se concentra em Mario. O personagem se tornou um ícone global, rivalizando com Mickey Mouse como o personagem mais famoso do mundo. Miyamoto raramente se vê como protagonista, preferindo uma vida simples e privada, evitando os holofotes.

Miyamoto nunca cogitou deixar a Nintendo durante seus 47 anos de carreira. Ele prefere manter uma comunicação com os fãs por meio de seus jogos. Ele compartilhou uma filosofia simples: ele observa os testes sem se envolver diretamente para não interferir no processo:

“Quando estamos desenvolvendo videogames, fazemos alguns testes monitorados, em que trazemos pessoas de fora para testar o jogo. Quando o consumidor compra o produto, eu não posso ir para casa com eles. A única conexão é através do jogo”, afirmou Miyamoto.

Em relação ao design dos jogos, Miyamoto se destacou pela forma como calibrava a dificuldade dos jogos. A primeira fase de Super Mario Bros. é um exemplo de como ensinar os fundamentos de um jogo sem frustrar o jogador, colocando os obstáculos de maneira que a dificuldade aumentasse gradualmente.

LEIA  Tencent Games: De PUBG Mobile a Genshin Impact, confira os melhores títulos
Donkey Kong

Inovações e novas franquias de Miyamoto

Em uma entrevista de 2010, Miyamoto comparou a criação de jogos à de escrever um livro de mistério:

“A diferença com os videogames é que, ao contrário de filmes ou romances, onde os autores podem conduzir o público até o final, são os jogadores que precisam encontrar seu próprio caminho.”

Além de Mario, Miyamoto criou outras franquias icônicas como Zelda, inspirada em suas próprias aventuras pela vila de Sonobe, sua cidade natal. A série de aventura é um precursor dos jogos de mundo aberto, como GTA e Assassin’s Creed.

Sua contribuição também inclui jogos em diversos gêneros, como Star Fox (ação em naves), Pikmin (estratégia) e F-Zero (corrida). Sua versatilidade é rara entre os grandes desenvolvedores de jogos, mostrando seu impacto duradouro na indústria.

Miyamoto e o impacto no futuro dos games

Miyamoto também colaborou no desenvolvimento do Nintendo Wii, um console que vendeu mais de 100 milhões de unidades. O Wii foi um marco na popularização dos controles por movimento, tecnologia que também influenciou o desenvolvimento de equipamentos de realidade virtual.

Hoje, afastado do desenvolvimento direto de jogos, Miyamoto ainda desempenha um papel crucial na estratégia da Nintendo, buscando expandir as franquias para novas plataformas, como cinema, televisão e parques temáticos.

Seu legado vai além dos jogos, influenciando gerações de jogadores e desenvolvedores. Miyamoto reflete sobre o impacto de suas criações:

“É surpreendente para mim saber que todos esses personagens no museu já têm mais de 20 anos de legado e história.”

Saiba mais sobre Shigeru Miyamoto no YouTube:

3
Bônus

Primeiro depósito até R$1200

Até 100%

CADASTRE-SE