A Microsoft deu mais um passo em sua estratégia para melhorar o ecossistema de jogos portáteis, unindo o melhor do Xbox e do Windows.

Jason Ronald, vice-presidente de Next Generation da empresa, revelou durante o evento The Future of Gaming Handhelds que a ideia é simplificar a interface e a jogabilidade em dispositivos móveis, aproximando-os da experiência dos consoles.
“O objetivo é eliminar barreiras e colocar o jogador no centro de tudo. Estamos trabalhando para que o Windows tenha uma experiência mais amigável e fluída para o público gamer”, destacou Ronald em entrevista ao The Verge.
Suporte aprimorado para controles e interface portátil
Um dos pontos centrais do projeto é o suporte nativo a controladores, como thumbsticks e joypads, além de uma interface que elimina a necessidade de interagir com elementos como barra de tarefas ou menu Iniciar.
A Microsoft planeja adaptar o sistema operacional Windows para facilitar o acesso direto aos jogos, criando um ambiente mais intuitivo e dinâmico para os usuários de dispositivos portáteis.
A mudança também é estratégica para atrair desenvolvedores, que enfrentam desafios ao adaptar jogos para portáteis. Ao integrar elementos do Xbox OS no Windows, a empresa pretende oferecer ferramentas mais robustas e acessíveis, aproveitando a infraestrutura já existente nos consoles.

Integração amplia possibilidades no mercado gamer
Embora não tenha confirmado o lançamento de um dispositivo portátil próprio, a Microsoft já investe em tecnologias que podem revolucionar o setor.
Ronald sugeriu que os avanços chegarão ao mercado ainda este ano, garantindo que os usuários não precisem esperar por hardware específico para aproveitar as novidades.
Com o Xbox Game Pass já consolidado e o Cloud Gaming ampliando sua presença, a integração promete fortalecer ainda mais o ecossistema da Microsoft.
A empresa busca oferecer a melhor experiência para jogadores de qualquer plataforma, reforçando sua visão de que o futuro dos jogos está na mobilidade e acessibilidade.
Veja como vai funcionar.