Shigeru Miyamoto compartilha uma história curiosa de testes com crianças que ajudou a definir o futuro dos games

Shigeru Miyamoto, o gênio por trás de franquias como Super Mario e The Legend of Zelda, sempre teve uma visão única do que torna um jogo divertido. Essa visão foi levada a novos limites com o lançamento de Super Mario 64, que revolucionou os games em 1996.
O que nem todo mundo sabe é que o lançamento de Super Mario 64 tem uma história curiosa de bastidor, que envolve seu filho. Saiba como um “teste” do filho do famoso criador de games deu uma valiosa lição sobre as regras que regem a diversão.
Miyamoto e a jogabilidade única de Super Mario 64
Super Mario 64 trouxe o encanador para o mundo 3D pela primeira vez. Porém, o que realmente surpreendeu Miyamoto foi a reação de seu próprio filho ao testar o jogo. A história foi compartilhada por ele em entrevistas de 1997, quando a Nintendo usou crianças para testar o jogo.
Entre os testadores estava o próprio filho de Miyamoto, que, como esperado, não seguiu as “regras” do jogo. Ao invés de explorar as fases, ele tentou escalar uma montanha impossível. A reação do desenvolvedor foi uma pergunta em tom de espanto:
“Meu Deus, esse garoto tem cérebro?”
O que esse curioso episódio ensinou à Nintendo?
Apesar da surpresa inicial, a diversão do filho de Miyamoto não passou despercebida. Ele continuou jogando e se divertindo, mesmo sem seguir as regras tradicionais. Essa experiência ensinou à Nintendo uma lição valiosa: o importante não era jogar “do jeito certo”, mas sim se divertir.
Essa filosofia foi crucial para o desenvolvimento de jogos que atraem públicos diversos, com ênfase na exploração e diversão, e não na perfeição. Como em Super Mario 64, a Nintendo percebeu que um jogo deve ser acessível e divertido para todos, até mesmo para quem “faz tudo errado”.
Ou seja, se você estiver buscando qual é a regra da diversão, saiba que ela nem sempre está em seguir as regras.
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