Com foco em inclusão, laboratório de narrativas gamificadas explora culturas e combate algoritmos excludentes.
O mercado de games, um dos mais lucrativos do mundo, está cada vez mais voltado para narrativas diversificadas e inclusivas. Pensando nisso, a agência GatoMídia, em parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e a Tales of Us, anunciou a nova edição do Laboratório de Narrativas Gamificadas, que busca valorizar as culturas indígena e africana.
O curso é voltado para jovens criativos, artistas visuais, designers e programadores iniciantes, com o objetivo de ensinar a criar jogos que abordem temáticas como reparação racial, equidade de gênero e justiça social e climática.
Nova Era para os Games
De acordo com Thamyra Thamara, fundadora do GatoMídia, o laboratório surge como uma resposta ao contexto atual:
“Vivemos em uma era gamificada. Ensinar a criar tecnologias que combatam algoritmos racistas e narrativas excludentes é essencial para construir um futuro mais justo.”
O curso terá duração de três semanas, com aulas realizadas virtualmente às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, entre os dias 14 e 30 de janeiro de 2025. São oferecidas 40 vagas, com prioridade para pessoas de perfis sub-representados, como negros, indígenas, transgêneros e pessoas com deficiência.
Um pouco mais sobre o tema:
Dinâmica do Curso e Temas Abordados
O laboratório será ministrado por especialistas como Auá Mendes, Jonas Alves, Filipe Pereira e Renato Noguera, e incluirá os seguintes tópicos:
- Cosmologias originárias e storytelling: Como narrativas tradicionais podem inspirar histórias de jogos.
- Game Design e Gameplay: Introdução ao desenvolvimento de games e mecânicas de jogabilidade.
- Arte Conceitual e Criação de Mundos: Construção de cenários 2D e ambientes visuais ricos.
- Game Engine e Desenvolvimento: Ferramentas práticas para criar jogos.
- GDD e Pitch: Planejamento e apresentação de projetos.
Além disso, os participantes trabalharão em equipes para criar seus próprios jogos, com mentoria e apresentação final das propostas.
Inclusão e Prioridade de Vagas
O curso reforça o compromisso do MAM com a diversidade cultural e tecnológica. Para garantir um ambiente inclusivo, pessoas de baixa renda (até dois salários mínimos), negras, indígenas, transgêneras ou com deficiência terão prioridade nas vagas.
Contudo, o processo seletivo será baseado em critérios socioeconômicos, e os participantes selecionados serão notificados por e-mail até o dia 20 de dezembro de 2024.
“Queremos que jovens criadores unam tecnologia e tradição para imaginar futuros mais inclusivos e regenerativos,” afirma Tainá Moreno, Diretora de Estratégias Globais da Tales of Us.
Mais sobre a Gatomídia:
Inscrições e Informações Práticas
- Período de inscrições: 18 de novembro a 16 de dezembro de 2024.
- Data das aulas: 14 a 30 de janeiro de 2025, terças e quintas-feiras, das 19h às 21h.
- Formato: Online.
- Requisitos:
- Mais de 18 anos.
- Acesso à internet e computador.
- Conhecimentos básicos de informática.
Games Como Ferramenta de Transformação
O Laboratório de Narrativas Gamificadas é mais do que um curso: é uma oportunidade de transformar o universo dos jogos eletrônicos, dando visibilidade a culturas e histórias que muitas vezes ficam à margem.
Cauê Alves, curador do MAM, reforça o impacto do projeto:
“O laboratório conecta arte, tecnologia e diversidade cultural, criando novas possibilidades para a indústria dos games.”
Seja você um artista, programador ou entusiasta de jogos, essa iniciativa mostra que os games podem ser muito mais do que diversão: eles podem ser uma ponte para um futuro mais inclusivo.
Acompanhe as novidades da Gato Mídia no X:
Tweets by Gato_MIDIA