Pelo amor de tupã! MAM de SP promove curso de narrativas Indígenas e Africanas para movimentar indústria de games

Com foco em inclusão, laboratório de narrativas gamificadas explora culturas e combate algoritmos excludentes.

O mercado de games, um dos mais lucrativos do mundo, está cada vez mais voltado para narrativas diversificadas e inclusivas. Pensando nisso, a agência GatoMídia, em parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e a Tales of Us, anunciou a nova edição do Laboratório de Narrativas Gamificadas, que busca valorizar as culturas indígena e africana.

O curso é voltado para jovens criativos, artistas visuais, designers e programadores iniciantes, com o objetivo de ensinar a criar jogos que abordem temáticas como reparação racial, equidade de gênero e justiça social e climática.

Nova Era para os Games

De acordo com Thamyra Thamara, fundadora do GatoMídia, o laboratório surge como uma resposta ao contexto atual:


“Vivemos em uma era gamificada. Ensinar a criar tecnologias que combatam algoritmos racistas e narrativas excludentes é essencial para construir um futuro mais justo.”

O curso terá duração de três semanas, com aulas realizadas virtualmente às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, entre os dias 14 e 30 de janeiro de 2025. São oferecidas 40 vagas, com prioridade para pessoas de perfis sub-representados, como negros, indígenas, transgêneros e pessoas com deficiência.

Um pouco mais sobre o tema:

Dinâmica do Curso e Temas Abordados

O laboratório será ministrado por especialistas como Auá Mendes, Jonas Alves, Filipe Pereira e Renato Noguera, e incluirá os seguintes tópicos:

  • Cosmologias originárias e storytelling: Como narrativas tradicionais podem inspirar histórias de jogos.
  • Game Design e Gameplay: Introdução ao desenvolvimento de games e mecânicas de jogabilidade.
  • Arte Conceitual e Criação de Mundos: Construção de cenários 2D e ambientes visuais ricos.
  • Game Engine e Desenvolvimento: Ferramentas práticas para criar jogos.
  • GDD e Pitch: Planejamento e apresentação de projetos.
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Além disso, os participantes trabalharão em equipes para criar seus próprios jogos, com mentoria e apresentação final das propostas.

Inclusão e Prioridade de Vagas

O curso reforça o compromisso do MAM com a diversidade cultural e tecnológica. Para garantir um ambiente inclusivo, pessoas de baixa renda (até dois salários mínimos), negras, indígenas, transgêneras ou com deficiência terão prioridade nas vagas.

Contudo, o processo seletivo será baseado em critérios socioeconômicos, e os participantes selecionados serão notificados por e-mail até o dia 20 de dezembro de 2024.

Queremos que jovens criadores unam tecnologia e tradição para imaginar futuros mais inclusivos e regenerativos,” afirma Tainá Moreno, Diretora de Estratégias Globais da Tales of Us.

Mais sobre a Gatomídia:

Inscrições e Informações Práticas

  • Período de inscrições: 18 de novembro a 16 de dezembro de 2024.
  • Data das aulas: 14 a 30 de janeiro de 2025, terças e quintas-feiras, das 19h às 21h.
  • Formato: Online.
  • Requisitos:
    • Mais de 18 anos.
    • Acesso à internet e computador.
    • Conhecimentos básicos de informática.

Games Como Ferramenta de Transformação

O Laboratório de Narrativas Gamificadas é mais do que um curso: é uma oportunidade de transformar o universo dos jogos eletrônicos, dando visibilidade a culturas e histórias que muitas vezes ficam à margem.

Cauê Alves, curador do MAM, reforça o impacto do projeto:

“O laboratório conecta arte, tecnologia e diversidade cultural, criando novas possibilidades para a indústria dos games.”

Seja você um artista, programador ou entusiasta de jogos, essa iniciativa mostra que os games podem ser muito mais do que diversão: eles podem ser uma ponte para um futuro mais inclusivo.

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